Localização
Um Lugar. Mil Sensações
Delimitada pelo Oceano Atlântico a sul e a oeste, a Costa do Estoril estende-se desde Carcavelos até ao limite norte do concelho de Cascais.
Na Costa do Estoril, desde sempre o clima e as condições naturais terão sido excepcionalmente favoráveis, tanto para o Homem - cujos primeiros vestígios remontam ao Paleolítico - como até, já muito antes, para os dinossauros, cujas pegadas ficaram indelevelmente gravadas em vários pontos da região.
Considerada por muitos como a Riviera Portuguesa, a Costa do Estoril goza de um clima excepcionalmente agradável, sem nunca apresentar condições extremas.
Os seus Invernos são amenos e os Verões suaves. O Outono, extraordinariamente aprazível, é uma autêntica segunda Primavera.
Bem no centro situa-se o Parque Natural Sintra - Cascais que apresenta uma espantosa diversidade de ambientes e paisagens, onde se inclui o ponto mais ocidental da Europa continental, o Cabo da Roca. A dois passos da capital Lisboa, a Região é servida pelo seu aeroporto internacional, pelo Aeródromo Municipal de Cascais -Tires e por excelentes acessos rodoviários e ferroviários.
Além da enorme diversidade de agradáveis experiências que tem para oferecer, a Costa do Estoril conta com um vasto e irresistível pólo de atracção, mesmo a seu lado. Situada a poucos quilómetros e apenas a meia hora de carro ou de comboio, Lisboa é uma das mais antigas e interessantes capitais europeias, com tudo o que isso representa em matéria de ambiente, comércio, diversão e cultura.
Ao viajar para Oeste notará imediatamente uma montanha que se ergue majestosamente, lançando uma sombra de romântico mistério sobre Sintra, a vila que se aninha na base da sua encosta norte.
A riqueza do património de Sintra inclui o Castelo dos Mouros, os Palácios da Pena e da Vila, entre outros, num conjunto de monumentos que, a par com a Serra e o Parque Natural Sintra-Cascais, está classificado como Paisagem Cultural Património Mundial pela UNESCO.
A norte de Sintra, no concelho de Mafra, encontrará toda uma região agrícola que a civilização ainda não degradou.
Como seria de esperar de uma zona assim, é aqui que se encontram algumas das melhores tradições culinárias portuguesas, incluindo o famoso leitão de Negrais.
No extremo norte desta zona, a vila de Mafra vai espantá-lo: surge aparentemente do nada um enorme convento do séc. XVIII, o Palácio Nacional de Mafra, famoso pelos seus carrilhões, pela sua basílica e pela sua biblioteca, todos dignos de uma visita. À volta do convento, no que foi outrora uma Tapada de caça real, existe agora uma reserva de vida selvagem onde os veados e os javalis pastam à vontade e se pode observar a antiga arte da falcoaria e ainda praticar desportos de aventura.
O que torna a Costa do Estoril um destino tão excitante e único no mundo é a sua enorme variedade de ambientes e as suas paisagens tão contrastantes, a uma distância tão reduzida.